Muitos pacientes nos procuram queixando-se de que seus dentes estão moles. Existem algumas doenças bucais que podem levar a esse quadro, como por exemplo: pancadas na região, dentes com comprometimento de canal, perda óssea ao redor do dente, entre outras. Em qualquer um dos casos, só há uma coisa a fazer: correr para o dentista!

Hoje, vamos falar sobre a causa mais comum de mobilidade do dente, a doença periodontal ou periodontite.

O QUE É PERIODONTITE?

Periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos ao redor do dente, que levam a perda de osso. A figura mostra um esquema onde podemos ver, na primeira, um dente com os tecidos ao redor saudáveis, e na segunda um dente com perda de osso ao seu redor, o que caracteriza a periodontite.

1

O QUE CAUSA A PERIODONTITE?

A periodontite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor do dente. A longo prazo, essa placa bacteriana se transforma em cálculo ou tártaro, que ficam grudados no dente até que sejam removidos pelo dentista. Esses agressores causam uma inflamação crônica nos tecidos ao redor do dente, levando à perda óssea.

PORQUE ESSA DOENÇA LEVA À MOBILIDADE DO DENTE?

Em decorrencia da perda óssea que ocorre ao redor dos dentes, eles ficam moles. Isso ocorre porque o osso é o principal responsável pela ancoragem do dente, e uma vez perdido, faz com que o dente perca sustentação e consequentemente fique mole. Em estágios avançados ocorre até mesmo a perda do dente.

COMO SABER SE TENHO ESSA DOENÇA?

A periodontite é uma doença silenciosa, ou seja, muitas vezes temos a presença dela, mas não sentimos que há algo de errado. Os principais sinais da doença são presença de tártaro ao redor dos dentes, retração da gengiva, mal-hálito, mobilidade dos dentes. A mobilidade dos dentes é um sinal de donça que já está em seus estágios avançados, sendo mais difícil de tratar. Portanto é importante ficar atento aos primeiros sinais da doença.

2

Toda periodontite começa com uma inflamação leve na gengiva (vide: gengivite) levando principalmente ao sangramento da gengiva. Uma gengiva que sangra sucessivamente no momento da escovação, passagem do fio-dental, na alimentaçao e até mesmo espontâneamente, está doente e necessita de tratamento. Além disso, essa inflamação deixa a gengiva vermelho vivo, seu contorno pode se modificar e pode ocorrer inchaço da gengiva. Ao verificar um desses sintomas, devemos procurar o mais rápido possível um periodontista.

3

COMO EVITAR A PERIODONTITE?

A melhor maneira de evitar a periodontite é mantendo uma boa higiene oral. Isso irá previnir que ocorra o acúmulo de placa bacteriana e tártaro ao redor dos dentes. Mas isso somente é possível com visitas periódicas ao periodontista, dentista responsável pelo tratamento das doenças periodontais. Ele estará apto a verificar e prevenir o aparecimento dessa doença e, caso note-se a presença da periodontite, tratá-la corretamente.

Artigos similares

Sem comentários