Qualident Clínica Odontológica em São José

Gengivite

GENGIVITE

Apesar do termo gengivite ser conhecido pela maioria das pessoas, muitos pacientes não sabem o que ela representa, ou ainda, como detectá-las. A gengivite é uma doença inflamatória do meio bucal que se instala na gengiva, alterando sua forma, cor, textura, dentre outros aspectos.

O QUE CAUSA A GENGIVITE?

O principal responsável pela gengivite é a placa bacteriana. A placa bacteriana é produzida sempre em nosso meio bucal, e quando não removida de maneira correta, se acumula ao redor dos dentes causando inflamação da gengiva (gengivite).

PORQUE É IMPORTANTE TRATAR?

Neste estágio inicial, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso que segura os dentes no lugar ainda não foi atingido. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir e causar danos permanentes aos dentes, podendo-se perdê-los com o passar do tempo.

COMO SABER QUE ESTOU COM GENGIVITE?

A forma mais fácil de detectar a gengivite é através do sangramento da gengiva. Ainda hoje, muitos acham que o sangramento nessa região é normal, mas não é! Uma gengiva que sangra sucessivamente no momento da escovação, passagem do fio-dental, na alimentaçao e até mesmo espontâneamente, está doente e necessita de tratamento. Além disso, essa inflamação faz com que outros aspectos mudem na nossa gengiva, que passa de uma cor rosa claro para um vermelho vivo, seu contorno pode se modificar e pode ocorrer inchaço da gengiva (mesmo que sutil).

2

1 – gengiva inflamada. Note a alteração de cor, contorno, inchaço na gengiva e sangramento.

2 – após tratamento adequado.

 

QUEM DEVO PROCURAR SE DETECTAR ESSES SINAIS?

O tratamento da gengivite é realizado pelo periodontista. A inflamação da gengiva  é totalmente reversível, desde que seja tratada nos seus estágios iniciais. Portanto, é extremamente importante que fiquemos atentos aos sinais dessa doença, e assim que detectarmos alguma alteração, procurarmos um periodontista de confiança.

 

DICAS

O melhor tratamento da gengivite ainda é a prevenção. Segue algumas dicas:

  • Escovação correta sempre após as refeições;
  • Uso apropriado do fio dental todas as vezes que escovar os dentes;
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco e;
  • Mais importante, consultar o seu dentista regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responsável Técnico

Dr. Reinaldo Flemming Neto

CRO/SC 7992 – EPAO – 698
Especialista Implantodontia
Especialista em Prótese Dentária

× Atendimento Whatsapp